Visto de trabalho
O visto de curta permanência não dá permissão para exercer uma atividade remunerada no Japão. Quem deseja trabalhar no país deve solicitar o visto de trabalho, que comporta não só a contratação por uma empresa japonesa, mas também uma transferência. O documento também atende as necessidades das funções de médico, engenheiro, jornalista, gerente de negócios e pesquisador. Duração: de 1 a 3 anos, podendo ser renovado.
A empresa, responsável por oferecer oportunidade de trabalho no Japão para brasileiro, patrocina a emissão do visto e cuida dos detalhes da emissão do Certificado de Elegibilidade. Esse documento, emitido pelo Departamento de Imigração do Japão, comprova que o estrangeiro está apto para migrar.
Visto específico
No caso dos descendentes (até a 4ª geração) e cônjuges, a recomendação é a categoria de visto específico. Nesse caso, no entanto, a emissão é bastante burocrática e exige uma série de documentos.
Visto de estudante
Os brasileiros com planos de estudar no Japão e trabalhar meio período podem dar entrada no visto de estudante. Esse documento vale em caso de faculdade, mestrado e cursos especiais. Ele oferece alguns benefícios, como a possibilidade de abrir conta em banco ou assinar contrato de celular. Duração: até dois anos e pode ser renovado.
Trabalhos mais comuns para brasileiros no Japão
As vagas de emprego no Japão para brasileiros estão concentradas, em sua maioria, nas fábricas japonesas. Há também outros setores que contratam pessoas com nacionalidade brasileira, como restaurantes, comércios, supermercados e lojas de conveniência.
No caso dos brasileiros qualificados, as contratações são frequentes nas áreas de tecnologia da informação, ensino de idiomas, bancos de investimento, engenharia e vendas.
Profissionais em falta no Japão
Ficar de olho nas profissões que estão em falta no Japão pode ser uma ótima oportunidade para os brasileiros. O RH das empresas japonesas enfrenta dificuldades para encontrar trabalhadores para assumir as seguintes funções:
- Engenheiros
- Representante de Vendas
- Profissionais de TI
- Contadores e profissionais de finanças
- Motoristas
- Técnicos
- Gerente de Vendas
- Médicos e profissionais de saúde (exceto enfermeiros)
- Operários
- Trabalhadores de Ofício